Central de Atendimento

Estrada do Limoeiro, 500, Arujá - SP


Perguntas frequentes

A gramatura é a medida de quanto pesa um metro quadrado de papel e por isso dá uma ideia de sua espessura. Em geral, quanto menor a gramatura, menor sua espessura e maior seu rendimento em folhas. No entanto, a escolha da gramatura deve considerar, além do custo, a utilização da embalagem, pois gramaturas menores apresentam baixa resistência mecânica e se rasgam mais facilmente. De nada adianta escolher um papel com gramatura baixa para embalar peças pesadas e pontiagudas, por exemplo. A Pretti Papéis conta com expertise para indicar a melhor gramatura para o seu negócio e oferece testes para validar a indicação.

O papel kraft é um dos mais usados em embalagens. Ele é a primeira opção para a fabricação de sacos de papel para embrulhar pães, baguetes e outros artigos de supermercados e padarias. Por ser feito com fibras longas e naturais de celulose, é bem resistente, garantindo um produto final de qualidade e muito indicado para embalar alimentos. Já o semikraft é uma alternativa mais econômica ao kraft, pois é produzido com papel reciclado. No entanto, ele não deve ser usado para embalar alimentos, sendo uma solução de baixo custo para a indústria.

Os dois tipos de papel têm uma barreira antigordura e, por isso, são indicados para embalar alimentos quentes, como sanduíches e batata-frita. Porém, para embalar para viagem, o mais indicado é o greasepel, pois este tipo é mais resistente à gordura e por isso preserva o alimento até chegar à casa do cliente. Se o alimento for servido na hora, utilize o cromopel, que é mais econômico e possui um acabamento mais brilhante.

O papel betumado serve para proteger peças automotivas e maquinários principalmente da umidade que vem do ambiente. Já o papel parafinado é mais usado para evitar que o óleo protetivo que está nas peças escape e suje, por exemplo, a caixa em que estão acondicionadas.

O papel maculatura, também conhecido como miolo, representa o equilíbrio entre sustentabilidade e economia, pois é feito com material reciclável. Pode ser cortado em diversos formatos e é indicado para a proteção de itens frágeis e delicados. O maculatura representa 1/3 de economia em relação ao papelão ondulado em algumas aplicações em que pode facilmente substituí-lo.

Por ser revestido de parafina, o papel parafinado tem a propriedade de garantir a resistência a água, graxa e gordura. Pode ser utilizado em frigoríficos no transporte de carne moída e hambúrguer e na indústria automobilística, embalando peças engraxadas e moldes.

O papel acoplado é feito de uma camada de polietileno (um tipo de plástico) que protege e preserva alimentos como queijos, presuntos e outros embutidos comercializados em casas do ramo. As embalagens com papel acoplado da Pretti Papéis são feitas com material e processos regulamentados pelos órgãos sanitários, permitindo seu uso para embalar alimentos.

O papel betumado é um dos mais eficientes e econômicos produtos impermeabilizantes. Ele é usado para proteger itens contra umidade e é ideal para o revestimento de caixas marítimas de madeira, embalagem de componentes para exportação de produtos como peças automotivas, motores e outros equipamentos industriais. Também é bastante utilizado na construção civil, sendo uma alternativa mais econômica para garantir a impermeabilização de pisos e contrapisos, e no agronegócio, para impermeabilizar silos que armazenam grãos, sementes e outros produtos.